“Sou avesso ou averso?”
Muitas vezes, ao escrever ou falar, nos deparamos com palavras que parecem ter significados semelhantes, mas que na verdade têm usos específicos. Um desses casos é a distinção entre “avesso” e “averso”. Vamos entender melhor cada um desses termos.
“Averso” é um substantivo masculino que significa “adversário”, indicando algo ou alguém que se opõe a outra pessoa ou situação. Pode ser associado a algo que combate ou luta contra algo. Na gramática atual, a forma preferencial e correta é “adverso”. A origem da palavra “averso” remonta ao latim.
Por outro lado, “avesso” é um termo que se refere ao lado oposto, inverso, ou à parte de dentro de algo. Por exemplo, quando dizemos que alguém está “no avesso da sociedade”, estamos indicando que essa pessoa está na margem, no lado oposto ao padrão ou à norma estabelecida.
Portanto, quando usar cada um desses termos? É simples: se você quer se referir a algo que se opõe, que é adversário, use “averso”. Por exemplo, “Ele é averso às mudanças”. Já se deseja falar sobre o lado oposto, inverso de algo, utilize “avesso”. Por exemplo, “O avesso do tecido é macio”.
(Resposta: “averso” é usado para indicar oposição ou adversidade, enquanto “avesso” refere-se ao lado oposto ou inverso de algo.)