Starkey revela plano frustrado com mani antes da morte do baixista

Compartilhe

Zak Starkey, filho de Ringo Starr, compartilhou uma homenagem emocionante ao baixista Gary “Mani” Mounfield, que faleceu aos 63 anos. Mani era amplamente conhecido por seu trabalho nas bandas The Stone Roses e Primal Scream.

Starkey revelou que Mani deveria ter sido o baixista do Mantra Of The Cosmos, um projeto que ele formou com Andy Bell (Ride, Oasis), Shaun Ryder e Bez, ambos do Happy Mondays. No entanto, Mani não pôde se juntar ao grupo devido à saúde debilitada de sua esposa, Imelda, que lutava contra um câncer.

“Mani sempre foi o baixista ideal para o Mantra Of The Cosmos”, afirmou Starkey. “Mas, devido à doença de sua esposa, Imelda, ele não pôde se comprometer com o projeto… não havia substituto para o Mani, então nunca tivemos um baixista, porque simplesmente não seria o mesmo.”

Publicidade

Em sua última conversa, Mani expressou seu desejo de retornar à música. “A última vez que falei com Mani, ele disse que estava pronto para ‘desempoeirar as cordas e tentar’, infelizmente não foi possível… todos nós sentiremos saudades dele, seja no baixo ou na nossa frente… um cara lindo de coração enorme, hilário, politizado, um modernista perspicaz, e eu o amava tanto…”

Starkey também compartilhou um vídeo de uma apresentação no programa de Jonathan Ross, onde ele tocou ao lado de Mani, Paul Weller (The Jam, The Style Council) e Graham Coxon (Blur). “Só tocamos juntos uma vez, com o Weller e o Foxy Coxy, no programa do Jonathan Ross, mas a conexão foi imediata e não conseguíamos parar de sorrir…!”

Starkey acrescentou que durante a passagem de som, eles tocaram um trecho de “Rain”, mas foram repreendidos pelos outros músicos por desviar do assunto.

Antes de sua morte, Mani e Imelda arrecadaram uma quantia significativa para instituições de caridade locais por meio de um leilão de itens musicais e culturais. Imelda havia expressado o desejo de “aliviar parte da devastação causada às famílias”. O casal deixou dois filhos gêmeos, Gene e George, de 12 anos.

Publicidade

Diversas homenagens foram prestadas a Mani após sua morte. Durante shows recentes, tanto o Oasis quanto Richard Ashcroft dedicaram músicas em sua memória. A banda My Bloody Valentine também dedicou sua apresentação em Dublin a Mani, marcando o início de sua primeira turnê em sete anos. O Primal Scream também prestou uma homenagem durante um show.

Compartilhe