Temporais e baixa umidade marcam o clima no brasil nesta semana
O clima no Brasil apresenta contrastes marcantes nesta semana, com regiões enfrentando temporais e outras sofrendo com a baixa umidade do ar. No Sul do país, a previsão é de tempo firme, mas com sensação de frio nas manhãs, especialmente nas áreas serranas.
Na faixa central do Brasil, o alerta é para temporais, com chuvas moderadas a fortes previstas para áreas do Amazonas, Rondônia e oeste do Acre. A população dessas regiões deve se preparar para possíveis transtornos causados pelas fortes chuvas.
Enquanto isso, no Nordeste, a Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí devem registrar pancadas de chuva. Contudo, o interior da região permanece com tempo seco e umidade do ar baixa, exigindo atenção redobrada com a saúde e a prevenção de incêndios.
São Paulo terá um dia de tempo estável, com temperaturas elevadas no interior. No entanto, novas instabilidades devem avançar pelo Sul do país a partir de quarta-feira, trazendo pancadas de chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Nesta segunda-feira, o sistema de alta pressão associado à massa de ar polar continua atuando no Sul, mantendo o tempo estável. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, há possibilidade de chuviscos devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. As temperaturas devem ser mais baixas pela manhã, com sensação de frio, inclusive nas regiões serranas.
No Sudeste, a previsão é de chuva fraca no litoral de São Paulo e em pontos isolados do Rio de Janeiro. No Espírito Santo e em boa parte do leste de Minas Gerais, as instabilidades persistem devido à entrada de umidade do oceano. No norte de Minas Gerais, há possibilidade de pancadas moderadas a fortes e risco de temporais no oeste e noroeste do estado.
No Centro-Oeste, o fluxo de umidade mantém as instabilidades em grande parte de Mato Grosso e Goiás, com risco de pancadas moderadas a fortes e temporais isolados. Em Mato Grosso do Sul, o tempo permanece mais aberto e firme, com chance de chuva apenas no extremo norte.
Na quarta-feira, o tempo permanecerá firme em boa parte de São Paulo, mas novas instabilidades avançam pelo oeste paulista no fim da tarde, provocando pancadas de chuva com trovoadas.



