Tesla enfrenta obstáculos para lançar direção autônoma completa na europa

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A Tesla busca expandir a disponibilidade de seu sistema Full Self-Driving (FSD) para a Europa, mas enfrenta desafios regulatórios. A empresa inicialmente anunciou que o órgão regulador holandês RDW havia se comprometido a avaliar a aprovação nacional do sistema em fevereiro de 2026.

O FSD é um sistema avançado de assistência ao motorista que permite ao veículo operar de forma autônoma em diversas situações, embora ainda necessite de supervisão humana. A notícia gerou entusiasmo entre os proprietários de veículos Tesla na Europa, que, devido às regulamentações locais, têm acesso a versões mais limitadas do sistema Autopilot.

A Tesla planeja adotar uma estratégia de “isenção nacional” em vez de aguardar uma aprovação da União Europeia como um todo. Se a Holanda aprovar o sistema, outros países podem seguir o exemplo, criando um efeito cascata.

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A empresa argumenta que algumas regulamentações são desatualizadas e baseadas em regras que tornam o FSD ilegal em sua forma atual. Modificar o FSD para atender a todas as regras, segundo a Tesla, comprometeria sua segurança e usabilidade. A fabricante alega ter realizado mais de um milhão de quilômetros em testes internos em 17 países europeus, embora não tenha divulgado dados detalhados sobre desativações do sistema durante esses testes.

Entretanto, a RDW emitiu um comunicado com tom mais cauteloso, negando ter assumido qualquer compromisso de aprovação. O órgão regulador esclareceu que apenas estabeleceu um cronograma para que a Tesla demonstre o funcionamento do FSD e sua conformidade com os padrões exigidos. A RDW enfatizou que a segurança rodoviária é de extrema importância e que a aprovação do sistema dependerá de uma avaliação completa.

A discussão em torno do FSD envolve questões de segurança rodoviária, responsabilidade legal e a reputação da Tesla. Comparações realizadas pela Tesla, que indicam redução de incidentes quando o FSD é utilizado com um motorista atento, não comprovam que o sistema de direção autônoma é superior à direção humana.

A Tesla alega ter realizado testes internos em 17 países europeus, acumulando mais de um milhão de quilômetros rodados, e critica as regulamentações consideradas desatualizadas. A empresa busca isenções específicas em vez de modificar o software.

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A busca pela aprovação do FSD na Europa demonstra que, apesar dos avanços tecnológicos, a implementação da direção autônoma enfrenta desafios regulatórios significativos.

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