Trump declara espaço aéreo venezuelano “totalmente fechado”

Compartilhe

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social, Truth Social, para afirmar que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado “totalmente fechado” para companhias aéreas. A declaração foi estendida a traficantes de drogas e de pessoas.

A agência Reuters reportou que autoridades norte-americanas expressaram surpresa com o anúncio feito por Trump, indicando que não havia conhecimento prévio de qualquer operação militar em curso pelos EUA para efetivar o fechamento do espaço aéreo venezuelano.

Em resposta à declaração de Trump, o governo da Venezuela emitiu um comunicado condenando as afirmações, classificando-as como uma “ameaça colonialista” contra a soberania do país e incompatível com o direito internacional. A atitude foi considerada “ilegal e injustificada” contra o povo venezuelano.

Publicidade

O governo venezuelano expressou que “esse tipo de declaração se constitui um ato hostil, unilateral e arbitrário, incompatível com os princípios mais elementares do Direito Internacional e que se insere em uma política permanente de agressão contra o nosso país, com pretensões coloniais sobre a nossa região da América Latina e Caribe, negando o Direito Internacional”.

A escalada de tensões entre Trump e o governo de Nicolás Maduro tem se intensificado nos últimos meses. Os Estados Unidos já posicionaram navios de guerra no Mar do Caribe, alegando combater o tráfico internacional de drogas, além de terem abatido pequenas embarcações e causado mortes.

Há algumas semanas, Trump mencionou a possibilidade de iniciar conversas com Maduro, sem fornecer detalhes. Contudo, recentemente, sinalizou a possibilidade de ordenar ações terrestres contra narcotraficantes, o que levou Maduro a instar a Força Aérea venezuelana a permanecer em estado de “alerta, prontos e dispostos” para defender os direitos da Venezuela.

Compartilhe