Ufes abre inscrições para especialização gratuita em áreas sociais
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está com inscrições abertas para o preenchimento de 47 vagas remanescentes na especialização gratuita em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral. O curso, com duração de 18 meses e carga horária total de 360 horas, oferece uma formação abrangente e aprofundada sobre diversas formas de violência e estratégias de promoção da saúde.
O programa da especialização é dividido em diversas disciplinas que exploram desde os conceitos e aspectos culturais e históricos da violência até as políticas públicas e marcos legais que amparam as vítimas. Os alunos terão a oportunidade de estudar a tipologia e notificação das violências, o uso de sistemas de informação em saúde, e a importância da comunicação e mídia na prevenção e combate à violência.
A grade curricular também aborda temas como diversidade e violência de gênero, étnico-racial, violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Além disso, serão discutidas questões relacionadas à violência autoprovocada, contra pessoas com deficiência, no trânsito e no ambiente de trabalho.
Um dos focos do curso é a rede de cuidado às pessoas em situação de violência, com ênfase no acolhimento e escuta, bem como o desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde e prevenção das violências. Os alunos também terão aulas de metodologia da pesquisa e oficina de redação para aprimorar suas habilidades de produção científica.
A especialização será oferecida no formato semipresencial, combinando atividades online com aulas presenciais. Podem se inscrever graduados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública e humanas.
Os interessados têm até o dia 13 de novembro de 2025 para realizar a inscrição. Mais informações sobre o processo seletivo e o curso estão disponíveis no site oficial da Ufes.


