Videbula: podcast sobre saúde conquista o topo do prêmio melhores podcasts

Compartilhe

O podcast VideBula, produzido pela Radioagência Nacional, alcançou o terceiro lugar na categoria “Saúde e Bem-Estar” do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil 2025. A produção, que aborda temas de saúde e direitos, destaca-se por sua linguagem acessível e descontraída, mesmo ao conversar com especialistas. Entre os assuntos explorados estão acessibilidade, diagnóstico, tratamento e benefícios sociais.

O programa é idealizado e produzido pelas jornalistas da EBC, Raíssa Saraiva e Patrícia Serrão, ambas vivendo com doenças raras. Segundo Patrícia, essa vivência é o que garante a perspectiva inovadora do podcast. “Eu e Raíssa estamos muito honradas desse terceiro lugar da categoria Saúde do Prêmio Melhores Podcast do Brasil. Porque somos duas mulheres com doenças raras que produzimos um podcast do ponto de vista da pessoa com deficiência, com doença invisível e a gente conseguir ter essa representatividade e essa visibilidade é muito importante”, afirmou.

VideBula foi lançado em abril de 2025 e tem seus episódios publicados semanalmente, às terças-feiras. A primeira temporada foi ao ar até 2 de dezembro. Raíssa destaca que a resposta dos ouvintes durante esse período reforçou a importância da representatividade. “Esse reconhecimento é muito bacana porque mostra como é uma comunidade que precisa de voz, tanto as pessoas com deficiência, com doenças raras, os neurodivergentes. No nosso primeiro ano do VideBula a gente tem recebido feedbacks maravilhosos, experiências maravilhosas. E isso mostra o quanto pra gente é importante ter essa representatividade.”

Publicidade

Quanto ao futuro do podcast, Patrícia expressou o desejo de continuidade. “Fazer episódios cada vez mais inclusivos é muito importante para a gente. Espero que ano que vem a gente consiga continuar com esse crescimento e com esse trabalho do VideBula.”

A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (17), em São Paulo. O Prêmio Melhores Podcasts do Brasil, em sua segunda edição, recebeu 527 inscrições em 28 categorias, e os vencedores foram escolhidos por voto popular.

Este não é o primeiro reconhecimento do VideBula. O podcast também foi destaque no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, dividindo o Top 3 + Admirados na categoria Áudio.

Compartilhe