Web summit: lisboa se prepara para receber edição com mais de 900 oradores

Compartilhe

Lisboa se prepara para sediar mais uma edição da Web Summit, com início marcado para segunda-feira e duração até 13 de novembro. A expectativa é de que o evento reúna mais de 70 mil participantes, consolidando-se como um dos maiores encontros de tecnologia do mundo.

A edição deste ano, a nona realizada na capital portuguesa desde 2016, promete ser um palco para mais de 2.500 startups exibirem seus produtos e serviços inovadores, atraindo também mais de 1.000 investidores em busca de novas oportunidades.

Um dos destaques da programação é a presença de mais de 900 oradores, que compartilharão suas visões e conhecimentos sobre as tendências que moldam o futuro da tecnologia. Além disso, o evento sediará uma nova cimeira focada na China, com ênfase nas inovações e avanços do país em áreas como Inteligência Artificial (IA), tecnologias de ponta e transformação industrial.

Entre os temas centrais a serem debatidos, destaca-se a programação baseada em “vibe coding”, que explora o uso da IA para gerar código. O debate central será se essa abordagem representa o próximo grande avanço na área ou o fim da programação tradicional, e quem deterá o controle e os benefícios da IA. A disputa pelo acesso e pelo lucro, à medida que modelos de IA são treinados com conteúdo online, também será tema de discussão.

Publicidade

A aplicação da inteligência ao mundo físico será outra fronteira explorada no evento. David Reger, CEO da Neura Robotics, discutirá como robôs cognitivos podem ir além da geração de imagens e realizar tarefas concretas, desde afazeres domésticos até o suporte industrial e na área da saúde.

Questões como o papel dos governos na era da Inteligência Artificial, a influência crescente da China na inovação global e as novas demandas energéticas impostas pelos data centers também ganharão espaço nas discussões.

A cerimônia de abertura, conhecida como “Opening Night”, contará com a presença de autoridades governamentais, incluindo o ministro Adjunto e da Reforma do Estado, o presidente da Câmara de Lisboa, e personalidades como a ex-tenista Maria Sharapova.

Publicidade

Em 2024, a Web Summit em Lisboa registrou um recorde de 71.528 participantes de 153 países. A realização do evento em Lisboa está garantida até 2028.

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Compartilhe