Software e plataforma são conceitos fundamentais na tecnologia da informação, mas suas distinções são importantes para entendermos o funcionamento dos sistemas digitais.
O software é um conjunto de instruções ou programas que são executados em um computador ou dispositivo eletrônico para realizar tarefas específicas. Pode ser qualquer coisa, desde aplicativos de processamento de texto até sistemas operacionais completos. Em suma, o software é a parte lógica e intangível de um sistema de computação.
Por outro lado, uma plataforma é mais abrangente. Ela é um ambiente pré-existente no qual o software é executado. Pode ser visto como um conjunto de ferramentas e recursos que fornecem uma base para o desenvolvimento e execução de aplicativos e serviços. Uma plataforma geralmente inclui um sistema operacional, bibliotecas de software, ferramentas de desenvolvimento e, em muitos casos, serviços adicionais, como armazenamento em nuvem ou acesso a bancos de dados.
Portanto, enquanto o software se refere especificamente aos programas e aplicativos que executamos em nossos dispositivos, a plataforma é o contexto no qual esses softwares operam. Em termos simples, o software é o que você usa, enquanto a plataforma é onde você usa esse software.
Em resumo, enquanto o software se refere especificamente aos programas e aplicativos que executamos em nossos dispositivos, a plataforma é o contexto no qual esses softwares operam. Em termos simples, o software é o que você usa, enquanto a plataforma é onde você usa esse software.