Passaporte: usuários do gov.br receberão alertas de vencimento
Usuários do aplicativo Gov.br passarão a receber notificações sobre o prazo de validade de seus passaportes a partir desta quarta-feira (12). A iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF).
O sistema de alertas personalizados funcionará através da caixa postal do aplicativo, notificando os usuários em três momentos distintos. O primeiro aviso será enviado oito meses antes do vencimento do documento. Um segundo alerta será disparado quando restarem três meses para o fim da validade. Finalmente, o usuário será notificado após o passaporte já estar vencido.
A expectativa é que, ao longo de 2026, mais de 1,9 milhão de cidadãos recebam as mensagens com lembretes para a renovação de seus passaportes.
Para ter acesso a essas notificações, é necessário que o usuário possua uma conta Gov.Br nos níveis Prata ou Ouro.
Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, a iniciativa visa simplificar a vida dos cidadãos e fortalecer a confiança na instituição.
A Caixa Postal do aplicativo Gov.Br, implementada em fevereiro, possibilita o envio de informações personalizadas do governo para cada usuário da plataforma. Desde sua criação, mais de 30 milhões de mensagens personalizadas já foram encaminhadas, abrangendo serviços como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o Bolsa Verde, o Meu SUS Digital, a emissão de Certificados Digitais e o programa Pé-de-Meia.
A plataforma Gov.Br atualmente oferece 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8,7 mil serviços de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
O acesso aos serviços é irrestrito para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro. O nível Prata pode ser obtido através do reconhecimento facial com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pela validação de dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma. Já o nível Ouro, que garante acesso a todos os serviços públicos digitais e oferece maior segurança, exige o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).





