No desenvolvimento do pilar “aprender a ser” com bebês, é crucial considerar estratégias que promovam a conscientização do próprio corpo e o desenvolvimento da autoestima desde tenra idade. Uma abordagem eficaz envolve proporcionar oportunidades para que os bebês se envolvam em atividades que estimulem a auto-observação e a autoaceitação.
Uma maneira de promover essa autoconsciência é através da exposição dos bebês a espelhos. Colocar os bebês diante de espelhos permite que eles se vejam e comecem a reconhecer a própria imagem. Esse processo ajuda a construir uma base para a auto-identidade e autoconhecimento.
Além disso, momentos cotidianos, como banho, alimentação e troca de fraldas, oferecem oportunidades valiosas para fortalecer o vínculo entre cuidador e bebê, e para que a criança comece a compreender a relação entre cuidar e ser cuidado. Durante esses momentos, os bebês experimentam sensações físicas e emocionais, aprendendo gradualmente a reconhecer e a cuidar de si mesmos.
É importante ressaltar que a interação amorosa e respeitosa durante essas atividades é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê. Ao sentir-se amado e cuidado pelo cuidador, o bebê internaliza um senso de segurança e confiança em si mesmo e em suas habilidades. Essa base sólida contribui para o desenvolvimento de uma autoimagem positiva e para a construção de relações interpessoais saudáveis ao longo da vida.
Portanto, ao trabalhar o pilar “aprender a ser” com bebês, é essencial criar um ambiente que promova a autoconsciência, a autoaceitação e a confiança desde os primeiros meses de vida. Investir nesses aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil contribui para a formação de indivíduos seguros, resilientes e capazes de enfrentar os desafios do mundo com confiança e determinação.